Praia de Norte, 23 de Outubro de 2013 |
A Nazaré e as famosas ondas gigantes da Praia do Norte voltam a estar no centro das atenções, mas, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, desta vez a protagonista foi… uma mulher.
A brasileira Maya Gabeira, de 26 anos, apanhou esta quarta-feira uma onda gigante na Nazaré, numa sessão que também contou com a presença do compatriota Carlos Burle – um dos maiores nomes da especialidade –, sendo automaticamente nomeada para os Billabong XXL Awards, mais conhecidos como oscares das ondas grandes.
Depois de Garrett McNamara – havaiano que também se encontra em Portugal à procura de novos feitos - o ter feito nos anos anteriores, desta vez foi uma surfista a voltar a colocar a Nazaré nas bocas do Mundo.
Maya Gabeira é filha de um deputado brasileiro, mas nunca escondeu o gosto pelo surf e pelas ondas gigantes. A jovem surfista brasileira é atualmente a mais reputada big rider do Mundo, tendo já vencido em cinco ocasiões os Billabong XXL Awards (2007, 2008, 2009, 2010 e 2012), na categoria de melhor performance feminina.
Maya já esteve inclusive perto da morte, depois de em 2011 ter sofrido um aparatoso acidente em Teahupoo, no Taiti. Tudo aconteceu, durante o período de espera da etapa do circuito mundial de surf, com uma ondulação de cinco metros a atingir o famoso pico tubular taitiano.
A brasileira chegou a ficar inconsciente debaixo de água, depois de uma queda, mas valeu a pronta intervenção da equipa de salvamento. Contudo, o incidente não a amedrontou e a foto na Praia do Norte mostra que está aí para as curvas. Jornal Record